editorial
atas notariais
direito do consumidor
biografias
plágios
plágios
por autores
por executantes
por título
plágios
spam
Direito & Internet
página principal
Divulgação
página principal
Divulgação
página principal
Divulgação
página principal
Direito & Internet
página principal
CIELITO LINDO X ESTÁ CHEGANDO A HORA X YOU, ME AND US
(Amaro Moraes e Silva Neto)

(Edição nº 004, de 1º de dezembro de 2010.)

CIELITO LINDO é uma música do tipo ranchera, bastante popular no México, comumente tocada pelos mariachi1.

Foi escrita em 1882 por Quirino Mendoza y Cortés (circa de 1859/1957).

A referida canção, mundialmente conhecida, foi gravada por incontáveis “monstros” da música internacional, dentre os quais Pedro Infante (que a consagrou em The Three Mexican Roosters, Xavier Cugat, Paco De Lucia, Plácido Domingo, Pavarotti e vai...

Depois de sessenta anos, esta música do cancioneiro mexicano se tornou um dos maiores sucessos do carnaval carioca. Vejamos como.

Tal qual esclareceu, com oportunidade, o musicólogo Renato Vivacqua, “o cancioneiro latino-americano foi grande manancial para os carbonos carnavalescos. Um plágio afrontoso foi em 1942 quando Rubens Campos e Henricão aproveitaram inteirinha a melodia da canção mexicana CIELITO LINDO, um êxito estrondoso na voz de Carmem Costa: AI, AI, AI, AI, ESTÁ CHEGANDO A HORA"2.

Já em 1956, foi publicada a canção YOU, ME AND US, “de autoria” de John Jerome, lançada no ano seguinte (1957), por Alma Cogan - e se tornou um sucesso na velha Inglaterra.

Acontece que, a par do ilustre plagiador se julgar (e se arvorar) seu autor (tanto em relação à música, quanto em relação à letra), é inegável que a música é a mesma originalmente composta por Quirino Mendoza y Cortés, setenta e quatro anos antes...

Pois é... desde a muito pouco se cria e muito se copia.

¿Original mesmo? Apenas Quirino Mendoza y Cortés.


¡Saudações!


AMARO MORAES E SILVA NETO







NOTAS
1 A expressão Mariachi (um francesismo para mariage, que significa casamento) aplica-se à formação de grupos musicais para eventos deste tipo. Seus instrumentos: violinos, trompetes, violões a vihuela (um violão de cinco cordas), o guitarrón e, eventualmente, uma harpa ou duas.

2 Cf., na internet, in NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, QUEM DIRIA, TAMBÉM SE COPIA.