editorial
atas notariais
direito do consumidor
biografias
plágios
plágios
por autores
por executantes
por título
plágios
spam
Direito & Internet
página principal
Divulgação
página principal
Divulgação
página principal
Divulgação
página principal
Direito & Internet
página principal
Direito & Internet
página principal
Direito & Internet
página principal
Direito & Internet
página principal
Direito & Internet
página principal
Divulgação
página principal
DEUS TE QUER SORRINDO X NOITES TRAIÇOEIRAS

(Edição nº 002, de 15 de outubro de 2010.)

Marinalva Santos é uma compositora piauiense, autora de mais de uma centena de músicas.

Em 1999, ela e a música mineira Vânia Nunes compuseram DEUS TE QUER SORRINDO para o aniversário de um grupo da Igreja Assembléia de Deus Missionária, em Uberlândia. Segundo Marinalva, elas fizeram a música “inspiradas em um salmo”, a qual foi gravada, pela primeira vez, no início de 2001 pelo cantor gospel acreano Marcelo Leite.

Já em maio de 2001 foi a vez de Marinalva gravar a sua canção, através da gravadora Pardal Produções, em seu primeiro Compact Disc: Por Amor

. No ano seguinte um tal de padre Zeca gravou DEUS TE QUER SORRINDO, de Marinalva e Vânia, com um novo título (NOITES TRAIÇOEIRAS). Mesmo assim este padre se arvorou como sendo o autor da música de Marinalva e Vânia 1.

Depois foi a vez de Carlos Papae 2 gravar DEUS TE QUER SORRINDO, mas sob o título DEUS ESTÁ AQUI - e igualmente se proclamou o seu autor.

Finalmente, em 2005, os padres Marcelo Rossi e Reginaldo Manzotti, mais a laica Simone Telesforo, registraram a música e os versos originalmente criados por Marinalva e Vânia, mantendo o título adotado por Carlos Papae. Em 2006 o padre Marcelo Rossi gravou DEUS TE QUER SORRINDO (porém sob o título NOITES TRAIÇOEIRAS) em seu Compact Disc Minha Benção.

No dia 23 de setembro de 2009, em entrevista ao Jornal do Piauí 3, ao se referir à versão do padre Marcelo Rossi, contou Marinalva o seguinte:-

      QUANDO ESCUTEI PELA PRIMEIRA VEZ PENSEI: ‘MEU DEUS, COMO A MÚSICA CHEGOU ATÉ ESSE HOMEM?’ MAS NEM ME IMPORTEI. OUTRO DIA FALEI COM VÂNIA [CO-AUTORA DESTA COMPOSIÇÃO] E ELA ME DISSE ‘ESTÁ VENDO IRMÃ, AONDE NOSSA MÚSICA CHEGOU?’”, CONTA MARINALVA. ELA AFIRMA QUE NÃO VÊ PROBLEMA ALGUM EM TER SUA CANÇÃO GRAVADA POR QUALQUER PESSOA QUE USE-A PARA LOUVAR A DEUS. “MAS FIQUEI MUITO TRISTE, CHATEADA, NÃO SEI NEM COM DIZER, QUANDO VI MINHA MÚSICA NO CARNAVAL. VI ATÉ MESMO BÊBADOS CANTANDO NA RUA ‘DEUS ESTÁ AQUI NESTE MOMENTO’.
Em decorrência desta entrevista televisiva, o padre Marcelo Rossi entrou em contato com Marinalva e afirmou, consoante o website Space Gospel, “que não se apossou da canção, mas comprou legalmente, deixando sua assessoria à disposição dos piauienses, sem, entretanto, revelar com quem teria feito a negociação”.

De qualquer modo uma coisa é certa: o padre Marcelo Rossi, apesar de ter seu nome como co-compositor de NOITES TRAIÇOEIRAS, não é seu co-compositor, o que, quando menos, evidencia falta de sinceridade.

Segundo a imprensa, esta não é a primeira vez que o padre Marcelo Rossi é acusado de plágio.

Em 04 de novembro de 1998 o padre Marcelo Rossi estampou a capa da revista Veja com a seguinte manchete: 450.000 CDS VENDIDOS.

Naquele ano ele gravou Anjos de Deus e se apresentou como seu autor, apesar da reivindicação do pastor Elizeu Gomes (Curitiba/PR), publicada na revista Veja de 18 de novembro de 1998. Transcrevo:-
      SOU O AUTOR DA MÚSICA ANJOS DE DEUS E TENHO ALGUMAS OBSERVAÇÕES A FAZER. ESSA CANÇÃO NÃO É DO REPERTÓRIO CATÓLICO, COMO MENCIONOU VEJA, E SIM DO REPERTÓRIO EVANGÉLICO, HÁ SEIS ANOS. A MÚSICA NÃO É DE DOMÍNIO PÚBLICO, COMO O PADRE AFIRMA EM DIVERSOS PROGRAMAS. EU SOU O AUTOR. A AUTORIZAÇÃO PARA A GRAVAÇÃO FOI DADA PELA MINHA EDITORA, WARNER CHAPPEL, E NÃO POR MIM.
Outros leitores, dando sua opinião sobre a questão, na mesma edição da Veja se manifestaram sobre a autoria desta música. Constate:
      TENHO ACOMPANHADO O TRABALHO DO PADRE MARCELO ROSSI E DE OUTROS PADRES LIGADOS AO MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO CARISMÁTICA COM INTERESSE E CURIOSIDADE, POIS SOU EVANGÉLICO, MEMBRO DA IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS DESDE OS MEUS 11 ANOS DE IDADE, O QUE ME DÁ DEZESSETE ANOS DE VIDA ESPIRITUAL, SEGUNDO O PONTO DE VISTA PROTESTANTE-EVANGÉLICO. A RENOVAÇÃO CARISMÁTICA TEM-SE APROXIMADO MUITO DO ESTILO DE CULTO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS, CHEGANDO ATÉ MESMO A ENTOAR CÂNTICOS DE ORIGEM EVANGÉLICA, OS NOSSOS FAMOSOS "CORINHOS". PORÉM, O QUE ME ESPANTA NO PADRE MARCELO É QUE ELE GRAVOU UM CD DE MÚSICAS "CATÓLICAS" EM QUE 90% SÃO EVANGÉLICAS. E EM NENHUM DOS VÁRIOS PROGRAMAS DE TV NOS QUAIS SE APRESENTA ELE CITA A ORIGEM DESSAS MÚSICAS NEM SEUS AUTORES. A CANÇÃO ANJOS DE DEUS, POR EXEMPLO, CITADA COMO UMA DAS "MÚSICAS DO REPERTÓRIO CATÓLICO", NA VERDADE FOI COMPOSTA PELO CANTOR EVANGÉLICO ELIZEU GOMES E, ATUALMENTE, TOCA NAS RÁDIOS EVANGÉLICAS INTERPRETADA PELO CANTOR MARCO AURÉLIO. OUTRA MÚSICA DESSE MESMO CD É DE AUTORIA DO CANTOR EVANGÉLICO CARLINHOS FÉLIX, EX-LÍDER DA PRIMEIRA BANDA DE ROCK EVANGÉLICO, CHAMADA REBANHÃO, E ATUALMENTE COM CARREIRA SOLO. A QUESTÃO É: NÃO HÁ NENHUM PROBLEMA EM A IGREJA CATÓLICA GRAVAR UM CD COM MÚSICAS EVANGÉLICAS, MAS O MÍNIMO DE ÉTICA E RESPEITO QUE SE ESPERA É QUE OS AUTORES SEJAM CITADOS, INCLUSIVE SUA CONFISSÃO RELIGIOSA, PORQUE, SE ASSIM NÃO FOR, O QUE SE CARACTERIZA É UMA APROPRIAÇÃO INDÉBITA NÃO APENAS DA PROPRIEDADE INTELECTUAL COMO RELIGIOSA DE OUTROS. MEU OBJETIVO COM ESTA CARTA É ALERTAR A MÍDIA PARA A VERDADEIRA ORIGEM DE MUITAS MÚSICAS ENTOADAS EM MISSAS CATÓLICAS, PARA QUE NÃO SE VENHA, NO FUTURO, A DIZER QUE NÓS, OS EVANGÉLICOS, É QUE ESTAMOS COPIANDO A MÚSICA DE OUTRAS RELIGIÕES.
      ROBSON PEREIRA ROCHA
      RIO DE JANEIRO, RJ.
Creio que tudo isso valha uma reflexão.


AMARO MORAES E SILVA NETO


01 Confira, na web, a partir de VAGALUME (acessado em 04 de outubro de 2010), LYRICS.TIME (também acessado em 04 de outubro de 2010) e TOP&LYRICS (igualmente acessado em 04 de outubro de 2010).

02 Conferir, na web, a partir de VAGALUME.

03 Programa do canal Cidade Verde, afiliado do SBT no Piauí.