editorial
atas notariais
direito do consumidor
biografias
plágios
plágios
por autores
por executantes
por título
plágios
spam
Direito & Internet
página principal
Divulgação
página principal
Divulgação
página principal
Divulgação
página principal
Direito & Internet
página principal
Direito & Internet
página principal
Direito & Internet
MATINAS DE NOSSA SENHORA DA
CONCEIÇÃO X HINO NACIONAL BRASILEIRO

(Amaro Moraes e Silva Neto)

(Edição nº 004, de 15 de novembro de 2010.)

Em 09 de fevereiro de 2000, a revista Veja publicou uma excepcional matéria
nominada ¿ATÉ TU, FRANCISCO?.

Nesta artigo alguns estudiosos do assunto questionam desde a originalidade até a real autoria da música do Hino Nacional.

¿Teria sido realmente Francisco Manuel da Silva (1795-1865) o autor da música do HINO NACIONAL BRASILEIRO?

Segundo a reportagem da revista Veja temos o seguinte:-
      VÁRIOS MUSICÓLOGOS BRASILEIROS SE DEBRUÇAM, HOJE EM DIA, SOBRE UMA HIPÓTESE CADA VEZ MAIS PLAUSÍVEL: A DE QUE O HINO NACIONAL, ÚNICA FAÍSCA DE BRILHO NA FOSCA OBRA DE FRANCISCO MANUEL DA SILVA, É, NA VERDADE, CÓPIA DE UM TEMA DO PADRE JOSÉ MAURÍCIO NUNES GARCIA. A SUSPEITA GANHOU CORPO EM JUIZ DE FORA, EM 1995. DURANTE O FESTIVAL DE MÚSICA COLONIAL DA CIDADE, O MAIS IMPORTANTE DO PAÍS NA ÁREA DO BARROCO, O MAESTRO CARIOCA SÉRGIO DIAS EXECUTOU, COM ORQUESTRA E CORO, UM OFÍCIO RELIGIOSO DE AUTORIA DO PADRE JOSÉ MAURÍCIO, MATINAS DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. A PLATÉIA, COMPOSTA EM SUA MAIORIA DE ESPECIALISTAS, FICOU ESTARRECIDA. HAVIA UM TRECHO INCRIVELMENTE SEMELHANTE AO HINO NACIONAL. DE LÁ PARA CÁ, VÁRIOS ESTUDIOSOS COMEÇARAM A ESTUDAR O ASSUNTO E OS PRIMEIROS RESULTADOS ESTÃO SAINDO AGORA. SEGUNDO OS MUSICÓLOGOS, É PERFEITAMENTE PLAUSÍVEL, CRONOLOGICAMENTE, QUE FRANCISCO MANUEL DA SILVA SE TENHA BASEADO NO TEMA PARA COMPOR O HINO. OS LEITORES DE VEJA PODERÃO COMPARAR OS TRECHOS AQUI NO SITE DE VEJA, TENDO COMO BASE UMA GRAVAÇÃO AO VIVO FEITA NO PRÓPRIO FESTIVAL DE JUIZ DE FORA.

O referido padre José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), um homem de incontáveis méritos e que conquistou os postos pelos quais lutou, foi professor de Francisco Manuel da Silva. ¿Teria ocorrido um caso de criptomnésia 1 - ou foi safadeza mesmo?

Prosseguindo com a matéria, é pontuado o seguinte:-
      APÓS ESTUDO APROFUNDADO, MUSICÓLOGOS CHEGARAM À CONCLUSÃO DE QUE MATINAS DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, QUE NÃO ESTÁ DATADA, É DE 1821 OU 1822. NESSA ÉPOCA, FRANCISCO MANUEL DA SILVA TRABALHAVA COMO COPISTA E ARQUIVISTA DA ORQUESTRA DA CORTE. OU SEJA, É MUITO PROVÁVEL QUE A PARTITURA TENHA PASSADO POR SUAS MÃOS, JÁ QUE PRATICAMENTE TODA A PRODUÇÃO MUSICAL DE COMPOSITORES IMPORTANTES CHEGAVA ATÉ ELE. POUCO DEPOIS DE COMPOR MATINAS..., NUNES GARCIA FICOU ESCLEROSADO. "ELE ERA INCAPAZ DE RECONHECER AS PRÓPRIAS COMPOSIÇÕES QUE CRIARA. FRANCISCO MANUEL DA SILVA SE APROVEITOU DA DOENÇA DO MESTRE E COPIOU O TEMA", AFIRMA O REGENTE MARCELO ANTUNES MARTINS, QUE, À FRENTE DA ORQUESTRA DE CÂMARA DE INDAIATUBA, ESPECIALIZADA NO REPERTÓRIO BARROCO, LANÇA EM ABRIL A PRIMEIRA GRAVAÇÃO COMERCIAL DE MATINAS DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.
Há os que entendem que o HINO NACIONAL BRASILEIRO foi inspirado em Liszt (Don Sanche ou Le château de l´amour).

Particularmente, acho que o HINO NACIONAL BRASILEIRO aproveita a linha melódica-chefe da Sonata #1 dal Centone, de Paganini, a par de menor (enquanto nosso hino é em maior) que, por sua vez, parece ter se inspirado na marcha fúnebre Adagio Assai, segundo movimento da Eroica, de Beethoven (3ª Sinfonia).

¿E o que acha a ilustre Leitora (ou o atento Leitor)? ¿Em quem Francisco Manuel da Silva teria se inspirado para a composição musical de nosso hino pátrio?

¡Saudações!


AMARO MORAES E SILVA NETO
01 Criptomnésia é o termo técnico para o ato de plagiar inconscientemente.