editorial
atas notariais
direito do consumidor
biografias
plágios
plágios
por autores
por executantes
por título
plágios
spam
Direito & Internet
página principal
Divulgação
página principal
Divulgação
página principal
Divulgação
página principal
Direito & Internet
página principal
Direito & Internet
página principal
Direito & Internet
página principal
página principal
NELLE MIE NOTTI X IL POSTINO, o tema
(Amaro Moraes e Silva Neto)

(Edição nº 004, de 15 de novembro de 2010.)

Em 1983, Massimo Troisi elaborou um interessante roteiro sobre uma não
menos interessante obra de Antonio Skármeta. Aludo a Ardiente Paciencia.

Trata-se de um suposto exílio de Pablo Neruda, nos anos ’70 do Século passado, em Isla Negra, no Chile.

Algum tempo depois Troisi apresentou seu trabalho a outros cineastas (Anna Pavignano, Michael Radford, Furio Scarpelli e Giacomo Scarpelli) que, com ele, reescreveram o roteiro original, passando-se, então, a história na Itália e nos anos ’50 (do Século XX). E eis que aí despontou um grande sucesso: IL POSTINO, o tema 1, dirigido por Michael Radford. A concepção das músicas coube ao maestro ítalo-argentino Luis Enrique Bacalov.

Em 1995, a trilha sonora “original” de IL POSTINO, o tema foi indicada para o prêmio DAVID DONATELLO2, prêmio este concedido pela Academia Italiana de Cinema. Também em 1995 recebeu um Oscar, na categoria de melhor trilha sonora cinematográfica “original”. No entanto, fique ressaltado, esta música foi composta em 1974 por Sergio Endrigo3 (um curioso italiano que, mais do que divulgar a música italiana no Brasil, estava disposto a divulgar a música brasileira na Europa). Aludo à canção NELLE MIE NOTTI, de seu longplay La Voce Dell’Uomo.

A farsa foi descoberta por um discófilo gaúcho, como nos informa Jarbas Magalhães, em seu blog. Transcrevo:-
      O PLÁGIO, REVELADO PELO JORNAL ITALIANO IL MESSAGGERO, FOI DESCOBERTO PELO GAÚCHO MARCO ANTONIO DE ÁVILA. DONO DE DUAS LOJAS DE DISCO, ÁVILA VIU O FILME E RECONHECEU A MÚSICA. PESQUISOU EM SEU ACERVO, ENCONTROU A CANÇÃO NO DISCO "LA VOCE DELL'UOMO" (1975), DE ENDRIGO. ACONTECE QUE NOS CRÉDITOS DO FILME APARECIA O NOME DE BALACOV E NÃO O DE ENDRIGO. TEMPOS DEPOIS, EM ROMA, O GAUCHO ÁVILA MOSTROU A MÚSICA AO JORNALISTA GIANCARLO DOTTO. PROVA FINAL: O REGENTE DA ORQUESTRA DE NÁPOLES, MARIO BORTOLOTTO, CONSTATOU OITO COMPASSOS IGUAIS AOS DA MÚSICA ORIGINAL SOMENTE NO INÍCIO DA TRILHA (SEIS SÃO SUFICIENTES PARA SE CONSTATAR O PLÁGIO). POSTERIORMENTE, A ACADEMIA DE CINEMA RECONHECEU O ERRO E OS ROYALTIES DA CANÇÃO PASSARAM PARA SERGIO ENDRIGO.
Como noticia o website Estadao.com.br, “em 2003, o Tribunal Civil de Apelação de Roma julgou uma acusação de plágio contra o compositor argentino Luis Bacalov, que teria plagiado trechos da NELLE MIE NOTTI, de Endrigo, ao compor a trilha para o filme O Carteiro e o Poeta, de Michael Radford, que rendeu um Oscar a Bacalov em 1995 4”.

¡Saudações!

AMARO MORAES E SILVA NETO
01 Il Postino é conhecido no Brasil como “o Carteiro e o Poeta”. Em Portugal é conhecido como “o Carteiro e Pablo Neruda”.

02 O prêmio DAVID DONATELLO (ou simplesmente David, como é conhecido) é considerado o mais importante prêmio cinematográfico da Itália. Sua importância se equivale a do OSCAR, na América nortista.

03 Sergio Endrigo nasceu em 15 de junho de 1933, em Pula, Itália (hoje Ístria, Croácia). Em 1947, quando este lugar foi anexado à Iugoslávia, ele se refugiou em Brindisi, Itália, juntamente com sua família.

Foi um músico e compositor peculiar, daqueles que entendia o sentido de cantar em bares, vez que se cansou deste exercício desde o início de sua carreira como cantor. "Eu era uma espécie de garçom. Só que, em vez de servir café, servia música, que as pessoas consumiam sem maior interesse", como consta em sua biografia oficial.

Este curioso músico italiano, mais do que divulgar a música italiana no Brasil (o que fez com brilhantismo e maestria), estava mais interessado em divulgar a música brasileira na Itália.

Conviveu com expoentes da Música Popular Brasileira. Cantou com Chico Buarque (a Rosa). Foi parceiro musical de Vinicius de Moraes (La Casa e El Pappagallo.)

Contudo ele se tornou famoso, no Brasil, muito antes disto, quando, em 1968, no ápice da ditadura militar no Brasil, ele conheceu Roberto Carlos que o representou – e venceu, em San Remo com a música Canzone Per Te.

Em 1997 gravou um disco em português com canções de Chico Buarque, Toquinho e Vinícius.

Morreu em 2005, em decorrência de um câncer de pulmão, aos 72 anos. Padecia, também do mal de Alzeimer.

04 Cf. in http://www.estadao.com.br/arquivo/arteelazer/2005/not20050908p4613.htm.


























































































































































































































































Contador de visitas Composer: L. Bacalov - - - Fisa: Mario Stefano Pietrodarchi - Piano: Enzo De Rosa. Registrato il 27 nov. 2007 presso il Teatro di Corte della Reggia di Caserta in un concerto organizzato dall'Ass.Cult. "A.Barchetta".