editorial
atas notariais
direito do consumidor
biografias
plágios
plágios
por autores
por executantes
por título
plágios
spam
Direito & Internet
página principal
Divulgação
página principal
Divulgação
página principal
Divulgação
página principal
Direito & Internet
página principal
Direito & Internet
página principal
Direito & Internet
página principal
Direito & Internet
página principal
Direito & Internet
página principal
GOLDEN SLUMBER X GOLDEN SLUMBERS
(Amaro Moraes e Silva Neto)

(Edição nº 001, de 1º de outubro de 2010.)

Thomas Dekker (1570/1641) 1, também conhecido como Thomas Decker ou Thomas Deckar, foi um escritor inglês autor de diversas peças nas quais mostrou, sob sua peculiar ótica, os hábitos e costumes da vida inglesa nos Séculos XVI e XVII. Entre suas obras se destacam Old Fortunatus, Shoemaker's Holiday, Satiromastix e The Honest Whore. Muitos de seus mais importantes contemporâneos (Ford, Middleton e Jonson, por exemplo) foram seus parceiros e qual Swift, o autor das Viagens de Gulliver, também foi um panfletário.

Sua mais famosa poesia é a berceuse 2 GOLDEN SLUMBER, que foi apresentada, pela primeira vez, na peça The Pleasant Comedy of Patient Grissill, em 1603. Entretanto não foi a esta peça que se deveu a popularização de seu mais famoso escrito.

Somente depois de mais de quatro Séculos se enferrujarem devido à oxidação do Tempo foi que GOLDEN SLUMBER veio a ser conhecida e imortalizada. Não na pessoa de Dekker, seu verdadeiro autor, mas através dos Beatles que, com uma nova melodia, o acréscimo de uma estrofe e a supressão de uma outra, vivificaram-na..

Sim. Paul McCartney se apossou do trabalho intelectual deste seu conterrâneo e, assim, “compos” GOLDEN SLUMBERS (note um "s" final a mais, "a diferenciar") 3.

A poesia original e sua partitura constam de um livro nominado The Gray Book of Songs 4 que, como amiúde é noticiado, Paul McCartney conheceu na casa de seu pai 5. Compare as letras, na parte referente à estrofe em comum. Ei-las:-

GOLDEN SLUMBER GOLDEN SLUMBERS
(Thomas Dekker) ((Lennon/McCartney))
Golden slumber kiss your eyes Golden slumbers fill your eyes,
Smiles await you when you rise. Smiles awake you when you rise.
Sleep, pretty lov'd ones, do not cry Sleep pretty darling do not cry
And i will sing a lullaby, And i will sing a lullaby.
Lullaby, Lullaby, Lullaby.

De acordo com Paul, sua “versão é uma alternativa para os Beatles eis que, como sabido [segundo ele] o original se encontra em domínio público” 6.

Contudo sua justificativa não o exime da prática de plágio, eis que entre os autores de “sua” música não há citação a Dekker, o seu verdadeiro autor.

O fato de uma obra estar em de domínio público não significa que a mesma possa ser apropriada por qualquer um, em primeiro lugar porque o que é público é de todos, não de um.

Mas pelo que sua musicografia parece indicar, Paul é um provável criptomnético... 7.

Em Yesterday (1965), por exemplo, ele também se aproveitou de parte da letra da canção Answer Me My Love, de Nat ‘King’ Cole, gravada em 1961 8.

Em 2008, através de seu avatar Firemen, Sir James “compos” LIGHT FROM YOUR LIGHTHOUSE, que nada mais é do que a canção LET YOUR LIGHTHOUSE SHINE ON ME, composta por “blind” Willie Johnson.

Certa feita, nos anos ’60 do morto Século XX, Carlos Imperial (1935/1992), produtor musical, compositor e gozador inveterado, dizia que iria registrar todas as músicas que se encontravam em domínio público, sob a seguinte alegação: “se é de todos é de ninguém; se é de ninguém é meu”. Só que tudo não passava de gozação, numa época onde não era pecado ser politicamente incorreto.

Os bons Tempos passaram.

Mas os plágios continuam...


¡Saudações!


AMARO MORAES E SILVA NETO
(primavera, MMIX)
01 Existem divergências quanto às datas de nascimento e morte de Dekker. Há quem aponte seu nascimento em 1538.

02 Canção de ninar.

03 Golden Slumbers foi gravado em 02 de julho de 1969 e lançado em 26 de setembro de 1969. Seu produtor foi George Martin.

04 Por volta de 1910 houve a edição de uma série de livros com partituras de músicas infantis chamada The Gray Book of Songs, que foi publicada pela Universidade de Toronto.

05 Cf. na biografia oficial de Paul McCartney, Many Years from Now, Vintage, 1998, ISBN-13: 978-0749386580.

06 My version here is an alternative to the Beatles and is clearly in the public domain.

07 Criptomnésia é o termo técnico para o ato de plagiar inconscientemente.

08 Nat canta “Yesterday, I believed that love was here to stay, won’t you tell me where I’ve gone astray”, enquanto Paul canta “Yesterday, all my troubles seemed so far away, now I need a place to hide away”.